urra-boi - significado y definición. Qué es urra-boi
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es urra-boi - definición

Boi-bumbá; Boi Bumbá; Bumba-Meu-Boi; Bumba-meu-boi
  • São Bento]], no [[Maranhão]], em apresentação
  • Boi de reis no [[Paço Alfândega]], no [[Recife]]

urra-boi      
sm Berra-boi
Pl: urra-bois.
Eugenia stipitata         
A Eugenia stipitata, conhecida popularmente como araçá-boi ou "araça-mark", é uma planta pertencente à família Myrtaceae originária da região Amazônica, adaptável ao clima tropical úmido.
Festa do Boi Falô         
  • Festa do Boi Falô, 2010.
A Festa do Boi Falô é realizada todas as sextas-feiras santas, em Barão Geraldo, distrito de Campinas, como lembrança da chamada "lenda do Boi Falô" quando é uma grande macarronada pública é servida a todos os presentes. A festa foi criada em 1988 pelo subprefeito Atilio Vicentin e o empresário Gilberto Antoniolli (lideranças de Barão Geraldo na época) para aproveitar o centenário da Abolição relembrando o mito ou lenda local passada de pai para filho que em algumas versões trata-se de um escravo.

Wikipedia

Bumba meu boi

Bumba meu boi ou boi-bumbá é uma festa do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.

Em diversas cidades do Brasil, especialmente no Norte e no Nordeste mas também em algumas do Sudeste, existem agremiações chamadas de "bois" que realizam cortejos ou outros tipos de apresentações utilizando a figura do animal, tendo muitas vezes caráter competitivo.

A festa tem ligações com diversas tradições, africanas, indígenas e europeias, inclusive com festas religiosas católicas, sendo associada fortemente ao período de festas juninas.

Embora com gênese no Piauí, e tido um de seus primeiros registros em Pernambuco, é mais popular no Maranhão. O bumba meu boi maranhense recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o título de Patrimônio Cultural do Brasil, e o de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Ao espalhar-se pelo país, a manifestação adquire nomes, ritmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas diferentes. Em Pernambuco é chamado boi-calemba ou bumbá; no Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí é chamado bumba meu boi; no Ceará, é boi de reis, boi-surubim e boi-zumbi; na Bahia é boi-janeiro, boi-estrela-do-mar e mulinha-de-ouro; em Minas Gerais e no Rio de Janeiro é bumba ou folguedo-do-boi; no Espírito Santo é boi de reis; em São Paulo é boi de jacá e dança-do-boi; no Pará, Rondônia e Amazonas é boi-bumbá; no Paraná e em Santa Catarina é boi-de-mourão ou boi-de-mamão; e no Rio Grande do Sul é bumba, boizinho ou boi-mamão.